segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Entrevista ao professor Toni Gomes


O professor Toni Gomes nasceu em França, mas estudou sempre em Portugal. Para poder seguir esta profissão, teve de sair do país e ir lecionar no estrangeiro. Neste momento, encontra-se na Escola do Caniço, na Madeira.
Porque escolheu ser professor de Português?
Escolhi esta profissão e esta área porque gosto da língua, de saber as suas origens e como evoluiu.
Gosta da sua profissão?
Tem aspetos positivos e negativos, como todas as profissões, mas no geral gosto do que faço.
Há quantos anos já dá aulas?
Há aproximadamente 14 ou 15 anos.
Para além de Português, já lecionou outra disciplina?
Sim, já dei Latim, no meu ano de estágio, e algumas formações.
Já deu aulas fora de Portugal? 
Sim, já trabalhei em Timor e na Suiça.
Em geral, gosta dos seus alunos?
Sim, gosto dos meus alunos.
Tem algum aluno/aluna favorito(a)?
Não, gosto de todos e tento respeitá-los a todos.
O que acha da escola?
Acho que é muito boa e com boas instalações.
Como professor, o que mais lhe desagrada?
Há alguns aspetos que me desagradam, como a falta de respeito e distrações em momentos inportantes por parte dos alunos.
Dá-se bem com os seus colegas de Português, tal como os das outras disciplinas?
Sim, relaciono-me bem com todos os meus colegas.
O que o motiva a continuar nesta jornada de professor?
O facto de gostar de ensinar e de precisar de trabalho.
Qual o conselho que poderá dar aos alunos para poderem lutar pelo seu futuro e terem objetivos?

Diria aos alunos que devem aproveitar o tempo para aprenderem o máximo que puderem e para escolherem bem aquilo que querem seguir ou fazer no futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário